Salvador cria grupos de trabalho para Copa 2014

A Prefeitura do Salvador reuniu, na manhã da última segunda-feira (14), representantes de todas as secretarias municipais para formalizar a constituição dos Grupos de Trabalho (GT) para a Copa do Mundo Fifa Brasil 2014.

Capitaneado pelo chefe de Gabinete e coordenador da Copa, Leonel Leal, o encontro teve como principal objetivo alertar as equipes para a necessidade de iniciar imediatamente a elaboração de projetos para o cumprimento dos prazos de captação de recursos.

Foram definidos nove GTs, formados por órgãos municipais por área de atuação. Os de Infraestrutura e Arena e Seu Entorno são constituídos pelas secretarias dos Transportes e Infraestrutura (Setin), de Serviços Públicos (Sesp), de Desenvolvimento Urbano, Habitação e Meio Ambiente (Sedham) e de Planejamento, Tecnologia e Gestão (Seplag); Segurança – Sesp, Seplag e Setin; Saúde – Setin, Seplag e Secretaria Municipal da Saúde (SMS); e Meio Ambiente e Sustentabilidade – Setin e Sedham.

No GT Desenvolvimento Turístico estão envolvidos o Gabinete do Prefeito (GABP) e as secretarias do Trabalho, Assistência Social e Direitos do Cidadão (Setad) e da Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Secult); no Promoção Comercial e Tecnologia, o GABP, Seplag, Secult e a Secretaria de Comunicação (Secom); Cultura e Educação, GABP, Secult e Secretaria da Reparação (Semur); e Transparência e Controle, GABP, Seplag, Secretaria da Fazenda (Sefaz) e Procuradoria Geral do Município (PGM).

Prazo
Cada GT deve apresentar, até o dia 15 de julho, dez projetos para viabilizar o mundial na capital baiana. Segundo Leal, o cumprimento do prazo é primordial para a obtenção de recursos do governo federal, no orçamento de 2011. “Temos um calendário a cumprir, estabelecido pela Fifa. A Copa é em 2014, mas devemos ter tudo pronto até o final de 2012. Para isso precisamos captar recursos em todas as esferas. Sem projetos não há recursos e sem recursos nenhuma das intervenções será possível”, explica Leal.

De acordo com o chefe de Gabinete de Captação de Recursos da Prefeitura, Luiz Fumaneri, cada cidade-sede da Copa do Mundo no Brasil deve receber cerca de R$ 5 bilhões para investimentos em infraestrutura. “O faturamento anual da Prefeitura de Salvador é de R$ 3 bilhões. Então, a cidade vai ter um faturamento e meio a mais para a Copa. Mas, sem demandas não há captação”, diz, reforçando a declaração de Leal.

Ainda segundo o coordenador da Copa, os projetos devem levar em conta os benefícios permanentes para a população. “Salvador é muito mais que um jogo de futebol. Não vamos pensar só nas coisas cotidianas”, disse Leal, destacando legados físicos, sociais e institucionais que as ações podem deixar para a cidade e seus moradores como “mais empregos, inclusão social, melhoria do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e melhor diálogo com outras instâncias, estabelecendo uma comunicação de qualidade”.

Copa 2010
Uma equipe da Prefeitura participa, a convite da Fifa, do Programa de Observadores, na Copa do Mundo de 2010, iniciada na última quinta-feira (10). Leal afirma que conhecer os bastidores do mundial tem sido muito proveitoso: “Em algumas localidades o transporte tem funcionado perfeitamente. Em outras, está sendo ruim. Observar tudo isso de perto nos ajuda a avaliar melhor as mudanças necessárias para Salvador”.

Em Joanesburgo, a Prefeitura realiza ação promocional, na Casa do Brasil, onde foram montados estandes para as cidades-sedes da Copa do Mundo 2014. No segundo semestre, Salvador será divulgada também na Expo Xangai 2010, durante 15 dias, com expectativa de público de 5 milhões de pessoas no estande do Brasil.

(Fonte: Portal 2014)

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em notícias Salvador

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s