Fórum “Falta Copa 2014” realiza atividade em Lobato

No último sábado (26/02) um debate com moradores da ocupação Toster do Movimento Sem Teto da Bahia (MSTB) em Lobato, subúrbio Ferroviário de Salvador, marcou mais uma atividade do Fórum de Articulação das Lutas nos Territórios Atingidos pela Copa 2014 (Falta Copa 2014 – Salvador é de todos). A discussão começou com a exposição dos megaprojetos relacionados à Copa 2014, por Manolo, integrante da Equipe Urbana do Centro de Estudos e Ação Social (CEAS) e Lysie Reis, arquiteta, urbanista e professora da UNEB e UEFS.

Lysie enfatizou a falta de informação de que é vítima a maioria da população de Salvador quanto a estes projetos, que têm grande impacto na estrutura urbana da cidade. Lysie lembrou que a maior divulgação do projeto foi a exposição num shopping de um bairro nobre da cidade durante apenas um mês. Ela ainda chamou a atenção para o problema de estes projetos terem sido “doados” pelas imobiliárias, ao invés de serem obtidos via concurso público.

Manolo destacou a diferença entre o tratamento dado a estes projetos e a solução de problemas básicos da cidade: “E a prefeitura diz que não tem dinheiro pra consertar o Elevador Lacerda, mas de onde vem o dinheiro pra essas obras? Ninguém sabe, mas aparece”. Manolo ainda lembrou a omissão da prefeitura em resolver os problemas da moradia dos integrantes da ocupação em Lobato, que já faz quase cinco anos: “seria muito mais fácil resolver o problema da moradia dos moradores da ocupação do que bancar essas grandes obras milionárias”.

Falta Copa 2014 – Salvador é de todos

O Fórum de Articulação das Lutas nos Territórios Atingidos pela Copa 2014 – Salvador é de Todos começou a partir de um seminário no CEAS, Planejando um Futuro Digno – A cara de Salvador entre o passado e o futuro, ocorrido em novembro de 2010 que reuniu lideranças comunitárias, movimentos sociais, estudantes, arquitetos e urbanistas com a proposta de questionar a falta de transparência e participação popular nos projetos relacionados à Copa 2014, com nome fantasia de Salvador Capital Mundial. As atividades nos bairros tem a proposta de mobilizar a população, sempre excluídas das decisões de planejamento da cidade, para construir propostas para o fórum  que melhor se adaptem aos interesses das comunidades e movimentos populares.

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em mobilização FALTA

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s