Estado libera R$ 547 milhões para sistema de ônibus rápido

O governo do Estado liberou R$ 547 milhões para a implementação da primeira etapa do Bus Rapid Transit – BRT (trânsito rápido por ônibus).

A previsão é que, em um ano e nove meses, até a Copa das Confederações (2013), técnicos da Secretaria de Desenvolvimento Urbano do Estado (Sedur) finalizem a implementação do primeiro corredor estruturante, ligando o Aeroporto ao Acesso Norte.

Ainformação foi divulgada ontem pelo presidente do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Salvador (Setps), Fidel Nuñez Knittel. O projeto básico do sistema deve ficar pronto até o mês de março. O BRT prevê beneficiar, somente na primeira etapa, 532 mil usuários do transporte público.

Quem comanda a contratação dos serviços da obra, que será definida em abril por um processo licitatório, é o governo estadual. “Já temos em conta o recurso disponibilizado pelo Estado para a primeira fase”, afirmou o presidente do Setps. O dinheiro foi obtido por financiamento concedido pela Caixa Econômica Federal (CEF)ao governo baiano.

Desenvolvido pelo setor de planos e projetos da Secretaria Municipal de Transporte e Infraestrutura (Setin),em parceria com a empresa de consultoria TTC Engenharia de Tráfego e Transport S/C Ltda., o projeto consiste na implementação de um sistema de alta capacidade sobre pneus.

Na primeira fase, trata-se de um conjunto de corredores exclusivos de ônibus, que vai interligar o Centro Histórico ao novo centro (Iguatemi), conectando Aeroporto, Rodoviária, Terminal da Lapa e Estação do Metrô, no Acesso Norte, na BR-324. O projeto prevê um sistema de transporte integrado, no qual o passageiro poderá, com uma única passagem, transitar por todo o circuito de 120 quilômetros.

Com o sistema, o usuário poderá optar por três tipos de linhas diferentes: a expressa (sem paradas), a semi expressa (com  algumas paradas) e a paradeira (onde o ônibus para em todos os pontos e estações ao longo do trajeto).

O modelo é usado em diversos países do mundo, como África do Sul (sede da Copa 2010), EUA, China, Holanda e Colômbia. No Brasil, o Estado de Goiás está implementando o sistema, enquanto, desde a década de 1970, o BRT já existe em Curitiba (PR), primeira cidade a usá-lo no mundo.

Parceria Ontempela manhã, Fidel Nuñez Knittel esteve participando de uma reunião com a diretoria do Grupo A TARDE.

O encontro confirmou a parceria do Setps com A TARDE, para a veiculação de revistas trimestrais. As publicações têm o objetivo de ampliar a discussão sobre o sistema público de transportes na capital baiana.

“A Copa do Mundo vem aí, não só para abrir a cabeça dos gestores de Salvador, como também para impulsionar a economia de uma cidade que tem mais potencial para o setor de serviços”, afirmou o diretor executivo do Grupo A TARDE Sylvio Simões. Também  estiveram presentes o diretor do Setps Ricardo González e o empresário Marcelo Santana.

Fonte: Jornal A tarde

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Uncategorized

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s